top of page
Foto do escritorFORTE POR SER MULHER

Sessão marca 40 anos dos Agentes Pastorais Negros e Negras

Atualizado: 29 de jun.



A Câmara Municipal de Salvador irá realizar, nesta quarta-feira (29), uma sessão especial em homenagem aos 40 anos dos Agentes de Pastorais Negras e Negros (APNs), entidade do movimento negro brasileiro surgido em 1983 a partir das Comunidades Eclesiais de Base para desenvolver ações e projetos com crianças, adolescentes, jovens e mulheres. A atividade acontece às 18h, no Plenário Cosme de Farias, com transmissão ao vivo pela TV CAM (Canal aberto 12,3) e pelas redes sociais www.facebook.com/tveradiocam

Requerida pela vereadora Marta Rodrigues (PT), a sessão especial marca a abertura da 20ª Assembleia Geral dos APNs, que acontece no próximo domingo (2), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Paralela.

Com o lema “Organização, Conscientização, Fé e Luta”, a instituição ganhou todo o país com a atuação de homens e mulheres que se dedicaram a combater o racismo e resgatar a importância da cultura negra na história do Brasil.  Além disso, os agentes e as agentes têm histórico de trabalho na educação, cultura, saúde, geração de renda e segurança alimentar e nutricional. 

Para Marta Rodrigues, os APNs é uma organização forjada na luta pelos direitos da população afro-brasileira, ou seja, pelos direitos da maioria da população. “São exemplos de como estar nas comunidades, nos territórios ajudando na conquista da cidadania de uma população que sempre viveu às margens, que sempre encontrou dificuldades para ter acesso a tudo que lhes é previsto na Constituição Federal”, comenta. 

Com grande representação em 16 estados brasileiros e o Distrito Federal, os APNs é a segunda entidade, depois do Movimento Negro Unificado (MNU), com maior tempo de atuação no combate ao racismo e na participação social em busca de ações afirmativas.  “É um momento de prestar toda nossa gratidão aos agentes pastorais que tem esse papel louvável e brilhante, sempre presentes no monitoramento das políticas públicas, com participação em diversos conselhos de direitos em âmbito municipal, estadual e federal”, pontua a vereadora. 



Fonte da notícia: Assessoria da vereadora

0 visualização

Comments


bottom of page